26/11/2012 - Diminuir a superlotação e dar mais agilidade e rapidez para quem depende do transporte coletivo. Seguindo essa linha é que começou, nesta segunda-feira, a circulação de 25 novos ônibus na Capital. Cinco deles articulados, que vão suprir a demanda das linhas entre os terminais Guaicurus e General Osório; Aero Rancho e General Osório; Nova Bahia e Bandeirantes; Bandeirantes ao Morenão e finalizando no General Osório.
No início da manhã de hoje, começou a nova operação do sistema de transporte coletivo, explorado pelos próximos 20 anos pelo consórcio Guaicuru, composto por quatro, das cinco empresas que já atuavam na Capital.
A empresa Serrana que ficou de fora tirou de circulação cerca de 80 ônibus nesta madrugada. Serviço que, segundo o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) não vai prejudicar a população. “A parte operacional é de responsabilidade da vencedora da licitação. Tem que ter ônibus servindo nas linhas que a Serrana fazia. Essas linhas serão absorvidas e o consórcio também nos garantiu que os trabalhadores serão absorvidos para dar conta da demanda”, disse Trad.
Para dar início ao novo sistema, o prefeito pegou um dos cinco novos ônibus articulados nos terminal das Moreninhas até o Guaicurus, na manhã desta segunda-feira.
“O que a gente quer é serviço de qualidade para a população. Hoje entram 25 novos ônibus de acordo com o contrato e temos um ano para cumprir e chegar a 600 carros. É dotar mais ônibus para diminuir a superlotação e com isso fazer com que tenha mobilidade, mais rapidez, segurança e conforto”, ressaltou o prefeito.Ainda no dia 12 de dezembro, outros 12 veículos também serão acrescidos à frota. Parte deles articulados e o restante convencional. “Com todos esses aparatos, Campo Grande está pronta para poder receber o turista que vier conhecer a cidade, o Aquário do Pantanal quando estiver pronto. Nós, ao contrário de outras cidades, preparamos a mobilidade urbana, enquanto as outras estão presas aos estádios”, destacou Trad.
Tecnologia – Os novos ônibus estão nas cores branca e vermelha e passam a fazer a propaganda de Campo Grande “A Capital dos Ipês” e com ipês coloridos desenhados, que também podem ser vistos durante a noite, por serem refletivos.
Por dentro, a tecnologia com wi-fi, climatizador e câmeras que fogem das tradicionais. O conjunto vai gravar a entrada e saída dos passageiros e será possível ver como está o fluxo de movimento.
Além das câmeras de segurança, a nova frota está equipada com GPS (Sistema de Localização por Satélite) e vão percorrer a cidade em com um tamanho um pouco maior. Os convencionais com 13,2m e os articulados com 20m.
Por um aplicativo no celular, os usuários também vão poder acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades.
A acessibilidade foi levada em conta para esta nova frota e o novo sistema atendeu aos pedidos dos cadeirantes. Foi colocado um cinto de segurança melhor e mais reforçado para o cadeirante.
Os novos ônibus são de uma tecnologia nova, a Euro 5, que promete uma menor emissão de poluentes em relação aos convencionais.
Linhas – Os novos ônibus convencionais vão aumentar a frota nas linhas Expresso Aero Rancho (083), Aero Racho – Shopping (082), Júlio de Castilhos – UCDB (074), Jardim Carioca (421) e Dom Antônio Barbosa (319).
A Agetran vai ainda estudar o fluxo de movimento de outras linhas para complementar a frota que deve chegar a 600 ônibus até julho.
“Na Júlio de Castilhos por exemplo, vamos tirar o 85, articulado, que passa a cada 11 minutos e aumentar os convencionais, passando a cada cinco minutos, o que reduz o tempo de espera. É um dos estudos que está sendo feito”, explicou o diretor do Departamento Operacional, Luiz Carlos Alencar.
Para o diretor do consórcio Guaicuru, João Rezende, o reforço na frota melhora de imediato o serviço. “Isso é um avanço, mas o usuário espera mais que isso com a chegada dos corredores que vão permitir uma viagem mais rápida”, ressaltou.
Rezende explicou que ao longo de todo contrato etapas serão estabelecidas, além da renovação de frota, será implantado um centro operacional. “Um ambiente com monitores onde se observa o fluxo de ônibus em tempo real”, completou.
Corredores – Com os R$ 180 milhões do PAC para Mobilidade Urbana, também está prevista a implantação de 50 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. O diretor de Transportes, Lúcio Barros explica que além de sinalização própria que será cronometrada para os coletivos, a faixa exclusiva vai ligar os terminais Aero Rancho, Bandeirantes, General Osório e Nova Bahia.
“Só vai entrar ônibus e isso reduz o tempo de viagem de 30 a 40%. Se você sair de carro do Aero Rancho até o General Osório, o ônibus chegará primeiro”, compara.
Com a verba do PAC, serão reformados os terminais, com prioridade para o Nova Bahia, que a partir de abril deve receber maior fluxo de usuários com a inauguração do novo shopping.
|