04/12/2013 - Como disse Benjamin Franklin, “uma casa não é um lar a menos que contenha alimento e fogo para a mente assim como o corpo”. Dessa forma, não podemos pensar na decoração de nossa cabeça de uma maneira unicamente estética. É muito importante cuidar para que todos os cantinhos explorem todos os nossos sentidos. Para que assim, possamos aproveitar completamente todas as sensações dos ambientes.
Um ambiente sensorial enriquece nossa experiência, nos envolve e recupera lembranças agradáveis de outros momentos. Por isso é interessante pensarmos em maneiras criativas de estimular cada um de nossos sentidos dentro de casa. Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para que você possa decorar os espaços explorando a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato.
Visão
Na hora de decorar a casa, a visão é sentido mais estimulado, com certeza. Nossos olhos reparam nas cores, nos formatos, na ocupação de cada cantinho, na distribuição dos móveis e muito mais. Prestar atenção em todos esses detalhes é muito importante, porém esse é só o começo.
Audição
Se você parar para prestar atenção vai conseguir ouvir diversos sons externo que invadem a sua casa. Esses ruídos podem causar mal-estar ou boas sensações. Para evitar que o barulho da rua nos incomode, podemos investir em janelas anti-ruídos, ou isolar pelo um menos um ambiente acusticamente. O importante é saber conviver com o sons que entram e que são produzidos dentro de nossa casa.
Olfato
Tem cheirinho que a gente sente e já vai logo associando com coisas boas, não é mesmo? A nossa casa também tem que ser assim! O olfato tem um poder inacreditável de despertar nossa memória, nos trazendo diferentes sensações. Além disso, existem alguns aromas que proporcionam um clima de tranquilidade e paz nos ambientes. Escolha um cheirinho que represente a sua moradia e espalhe pela casa!
Paladar
Integre a sua decoração alguns sabores. Eles também carregam significado, por tanto, são ótimas ferramentas para deixar o clima mais agradável. Espalhe doces e petisco pela sala e cozinha, deixando tudo sempre à mostra e com fácil acesso para os moradores e as visitas.
Tato
Para estimular esse sentido, invista em texturas na decoração. O tapete macio na sala de estar ou uma almofada fofinha no sofá podem fazer toda a diferença na hora de deixar a casa mais aconchegante.
|