01/11/2013 - A nova rota dos ônibus das linhas 080, 061, 062 e 065 deverá acabar com congestionamento, nos horários de pico, na Rua 15 de Novembro, no trecho entre a Praça Ary Coelho e o Mercadão Municipal. O alto fluxo de veículos na região leva os ônibus a atrasarem em até 15 minutos o itinerário. A mudança também beneficiará os usuários dos veículos executivos, que terão ponto coberto para esperar pelo transporte.
A partir de amanhã (1), quem usa as linhas deverá embarcar na Avenida Afonso Pena, em frente à loja Planeta Real. A mudança não agradou parte dos usuários por conta da necessidade de andar cerca de 200 metros, da Praça Ary Coelho até a Afonso Pena. “A caminhada não é nada fora do normal e temos que pensar no benefício maior, que é o fim do congestionamento e a fluidez do trânsito”, frisou o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Rezende.
Segundo ele, nos horários de pico, alguns ônibus chegam a perder 15 minutos no trecho entre a Praça Ary Coelho e o Mercadão. “A via vai se afunilando na faixa de pedestre que divide o Camelódromo e o Mercadão. No meio da confusão, os ônibus disputam espaço com os demais veículos e acabam atrasando o itinerário”, explicou o Rezende.
Para acabar com o problema, a Assetur decidiu transferir as linhas para a Avenida Afonso Pena. “Até vamos colocar mais catracas no ponto do Planeta Real para facilitar a vida do usuário”, destacou. Além disso, a expectativa é reduzir em pelo menos três minutos a viagem de quem embarcar na linha 080.
Usuário diário do itinerário, o cozinheiro Fernando Gomes, 27 anos, comemorou a mudança. “Só de economizar um pouco do tempo dentro do ônibus é muito bom”, disse. Da mesma maneira, avaliou a camareira Maria de Fátima Lourenço da Silva, 33 anos. “Ganhar tempo, é lucro”, comentou.
A linha 080 interliga os usuários do Terminal Aero Rancho até o General Osório, passando pelo Terminal Bandeirantes. Os ônibus, que antes passavam pelas ruas 15 de Novembro e João Rosa Pires, agora farão o percurso pela Rua 13 de Maio e Afonso Pena.
Outra vantagem da mudança, segundo Rezende, é a transferência do ponto da linha do ônibus executivo para área coberta. A partir de amanhã, os usuários deste transporte vão embarcar na Rua 15 de Novembro, na antiga parada das linhas que passaram para a Avenida Afonso Pena.
|