10/10/2013 - Se o armário do quarto, cozinha ou banheiro está de pernas para o ar e a vontade de arrumar é menor do que a força para enfiar tudo lá dentro e fechar as portas, hoje tem profissional especializado em organizar isso. O trabalho é ir até a casa do cliente, abrir as portas, analisar e por etapas, deixar tudo mais prático e organizado.
Depois de um curso de decoração de interiores e de personal stylist, Lígia Engelberg de Souza partiu para a disposição de ambientes e virou personal organizer. “De closet, banheiro, cozinha e quarto infantil, a gente ensina como organizar em uma sequência de etapas”, explica.
A regra básica de qualquer organização começa em ir por partes. “Nunca tire tudo do armário, senão você vai ficar louca e não consegue fazer nada. Se vai peça por peça, até fazer todo o processo”, ensina Lígia.
O passo número 1 para quem quer achar de primeira qualquer roupa é o descarte, que inclui tirar roupas que não servem mais, estão ultrapassadas, ou precisam de ajustes e separá-las em cestos, conforme a necessidade.
“Você vai jogar fora o que não presta, doar o que está bom ou vender e se for o caso, levar na costureira, sapateiro ou lavanderia. Se for cozinha, será a mesma coisa, podem ter utensílios estragados ou às vezes duplicados, no banheiro também, cremes velhos, por exemplo”, enumera.
Esta fase é a triagem, ver tudo o que se tem ali, qual a real necessidade de manter e para onde devem ir tais peças e acessórios. A linha de pensamento tem de manter o equilíbrio entre a quantidade de roupa para o tamanho do espaço.
A segunda etapa é categorização das roupas. Passo mais fácil aos que sistemáticos que já tem na cabeça a organização por tamanho, cor e tipo de peça.
“Vamos colocar cabides iguais e todas as roupas voltadas para o mesmo lado. Seguindo uma sequência de cor, cumprimento de manga, calças, camisas, vestidos”, acrescenta a personal.
O terceiro passo é o planejamento e a divisão do espaço disponível. Responder para si mesma onde colocar as roupas, sutiãs e calcinhas, por exemplo? “Vão ser guardados em gavetas? Prateleiras?”, questiona Lígia. A solução pode estar em produtos organizadores como caixinhas, sapateiras práticas e divisores para as gavetas.
“Depois vem a limpeza, dar uma limpadinha no armário com um paninho. Só de colocar tudo organizado, quando se abre o guarda-roupa, fica outra coisa. É muito difícil alguém que não tenha nada para jogar fora ou dar”, resume Lígia.
O tempo em média de uma personal organizer é de 10h para um closet, por exemplo e o valor do serviço pode chegar a R$ 500 se contabilizado um guarda-roupa de seis portas tanto feminino, quanto masculino.
Designer de interiores, Bia Meneghini, foi uma das mulheres que quis aprender como organizar o próprio armário. Depois de se mudar de apartamento, o closet da família teve de adequar. “A gente sentiu necessidade de organizar diferente”, explica.
No curso ela aprendeu a teoria e o prático da organização e agora até a roupa de cama saiu ganhando. “O jogo de lençol guardo todo junto e dobradinho. Ensinei minha secretária e ela também está fazendo isso”.
Questionada se após as aulas, a organização está mantida no closet, Bia responde sem titubear. “Quando a gente acostuma a organizar de um jeito certo, não volta para o antigo. Fica mais prático, arrumadinho e confortável”.
Quem quiser aprender a organizar a bagunça de casa, a personal Lígia vai ministrar um curso no próximo dia 17. Serão quatro horas de aulas. O telefone para contato é o: 8122-0345.
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