20/03/2013 - É dada a largada para a estação das folhas ao chão. Das 8h02 da manhã de hoje até a madrugada do dia 21 de junho, os dias serão de Verão ou de Inverno quando for conveniente ao tempo. A época é de transição, quando as temperaturas parecem brincar com o campo-grandense. Pela manhã um frio que antecipa a estação seguinte, durante o dia o tempo parece ter voltado atrás, mas a noite é preciso retornar aos casacos.
A quarta-feira amanheceu marcando 22ºC e a máxima prevista para hoje é de 28ºC. O céu deve permanecer nublado em Campo Grande, com pancadas de chuva, em certos momentos até consideradas fortes. O começo da nova estação ainda permanecem sob influência da área de baixa pressão, explica o meteorologista Natálio Abrahão, com muitas nuvens instáveis, associadas a frente fria que está localizada no litoral do Rio de Janeiro.
Até sábado ainda deve chover muito no Estado. Mas aberturas de sol, só estão previstas a partir de amanhã. O alerta vai para o Leste do Estado, entre Santa Rita e Brasilândia, deve chover forte.O primeiro dia do Outono em Corumbá tem temperaturas entre 22º e 30º. Em Coxim e Três Lagoas, os termômetros podem marcar a mínima em 20ºC e a máxima não passa dos 30ºC. Para Bonito, mínima de 22ºC e máxima também de até 30ºC. Dourados é uma das cidades que marca a menor temperatura no Estado, a mínima hoje é de 18ºC, já a máxima não passa dos 26ºC.
A meteorologia prevê que os primeiros dias serão ainda com características do Verão, em parte chuvosos. No entanto, de Abril em diante, pouca chuva, forte calor e tempo seco, quando começa a preocupação com os índices de umidade relativa do ar que podem ficar abaixo dos 20%. Entre maio e junho, aí sim, a contagem regressiva para o Inverno.
Hoje com a mudança de estação, o dia e a noite tem exatamente a mesma duração. Para os próximos dias, ocorrem mudanças rápidas de tempo, nevoeiros e até geadas em vales das regiões do Centro-Sul do Estado. O sul-mato-grossense vai perceber uma redução das chuvas, mas ainda assim podem ocorrer dias de ‘anomalias’, em que em um curto espaço de tempo, o volume de água será elevado.
No geral, as chuvas ficam entre 150 mm e 200 mm. Do Centro ao Norte do Estado, as temperaturas ficam mais amenas, haverá muito nevoeiro no ao Sul o que deve dificultar a visibilidade nas estradas e também aeroportos.
|